Missão: Ser guardião da arquitetura dos projetos/produtos e referência técnica para desenvolvedores e parceiros
Palavra de ordem: Referência
KPI Principal: Qualidade de componentes/projetos/plataformas.

Responsabilidades:

  1. Ser a referência técnica para a equipe, disseminando conhecimento, tirando dúvidas e revisando a qualidade do código desenvolvido.
  2. Direcionar o desenho técnico das soluções, a partir do detalhamento das funcionalidades feitas pelo PO.
  3. Propor a melhor solução técnica para o produto, recomendando a melhor organização entre plataforma, aplicações e componentes.
  4. Ser referência de contato técnico de clientes/parceiros.
  5. Analisar tecnicamente a documentação de integração e desenvolvimento a fim de assegurar a qualidade técnica da solução.
  6. Estimular a equipe a adotar novas ferramentas e componentes (internos e externos)
  7. Complementar o backlog do PO com atividades e histórias de cunho técnico necessárias para transição para ambiente de produção com o menor esforço (maior qualidade/manutenabilidade)
  8. Apoiar a liderança na avaliação do desempenho técnico dos integrantes do time de desenvolvimento (e possíveis novos integrantes).
  9. Definir métricas de qualidade do código para o projeto.
  10. Assegurar a viabilidade técnica da solução e a capacitação da quipe para desenvolvê-la.
  11. Ser o guardião da arquitetura, garantindo o uso das melhores práticas e ferramentas de desenvolvimento.
  12. Ter uma visão geral dos componentes e estrutura de tecnologia (arquitetura) da Take.net para garantir a reutilização de software interno ou externos, sempre que vantajoso em termos de custo e/ou prazo.
  13. Avaliar a qualidade técnica do produto desenvolvido.

KPIs dos Tech Leads:

  • Quantidade de componentes/projetos/plataformas automatizados
  • Grau de escalabilidade (0 a 3)
  • Downtime (% de disponibilidade do serviço)
  • Cobertura de testes (% de linhas de código cobertos por testes automatizados)
  • Quantidade de pair programming e code review
  • Número de workshops entre os tech leaders (para apresentar a estrutura dos projetos/produtos e suas lições aprendidas)
  • Quantidade de treinamentos para desenvolvedores
  • Organizar Take Kata/Dojo
  • Definir apresentar e garantir que as RFCs estão sendo cumpridas

OKRS da equipe 

SonarQube Dashboard (Painel de avaliação da qualidade dos componentes de softwares da empresa)

Report OKR Q3 para os 4 primeiros projetos analisados:

Lime
MessagingHub
MessagingHubClient
MemberGetMember

Pequena análise comparativa entre o duas difrentes versões do Iris.